Nos últimos anos, o perfil do consumidor brasileiro passou por grandes mudanças. Atualmente, quem adquire produtos e serviços no mercado, muitas vezes, faz isso utilizando a internet. Portanto, as empresas devem estar preparadas para fornecer ao seu público-alvo meios de compra que sejam funcionais e com boa usabilidade.
Nesse sentido, o investimento em sistemas web e mobile se destaca como uma forma de garantir que a empresa possa entrar em um mercado que, segundo a McKinsey, já atrai receitas na casa das dezenas de bilhões de dólares em todo o planeta.
Se você quer saber mais sobre o tema e como o negócio pode embarcar nessa tendência, veja, a seguir, as principais características e diferenças entre web e mobile!
Quais são as características de um sistema web?
Um programa web é aquele que é desenvolvido para ser executado em navegadores modernos (mobile ou desktop). Em geral, eles contêm recursos que permitem ao layout se adaptar automaticamente ao tamanho da tela do usuário e sempre ter um design que combine usabilidade com escaneabilidade de ponta.
Além disso, eles podem explorar alguns recursos do dispositivo para ampliar o leque de funcionalidades que o usuário tem acesso. Isso inclui, mas não se limita, a itens como a exibição de notificações e o acesso à câmera.
Do que se trata um sistema mobile?
Já o mobile é aquele que é executado nativamente em um smartphone. Ou seja, é a aplicação que é instalada no aparelho do usuário. Ele tem acesso aos recursos completos do telefone e um design alinhado com a plataforma e os seus guias de estilo, o que gera uma melhor usabilidade.
Como escolher entre web e mobile?
Para escolher entre sistema web e mobile, a empresa deve ter em mente, principalmente, as suas demandas e metas de médio e longo prazo. Geralmente, os programas mobile têm maior custo de desenvolvimento. Porém, são capazes de fornecer acesso a mais recursos do aparelho, algo que pode ser crucial em vários casos.
Já softwares web são mais fáceis de serem atualizados e mantidos. Isso impacta nos custos, que caem drasticamente, e na possibilidade de garantir que o usuário tenha sempre a última versão disponível. Afinal de contas, a empresa não precisar esperar que ele atualize o seu aplicativo para que tenha acesso a uma correção de segurança.
Em muitos cenários, é possível criar uma estratégia que mescle aplicativos web e mobile. Esse é o caso, por exemplo, de vários serviços de streaming e de delivery. Nesse caso, o negócio utilizará APIs e interfaces de comunicação para garantir que os softwares utilizem os mesmos dados e possam entregar ao usuário o máximo de usabilidade.
Assim, a melhor aplicação será recomendada de acordo com o tipo de plataforma que ele utiliza, evitando que a UX seja prejudicada e maximizando a capacidade de o negócio atingir metas comerciais.
Investir em sistemas web e mobile pode ser uma ótima estratégia para a sua empresa. Essa escolha auxilia o negócio a se adaptar facilmente às demandas do seu público-alvo, reduzir riscos e maximizar a sua competitividade. Além disso, por ter serviços mais disponíveis e canais de atendimento amplos, o consumidor será fidelizado com facilidade.
Gostou desta postagem? Então nos siga nossas páginas do Facebook, LinkedIn e Instagram para se manter atualizado de nossas novidades!