Agilidade e eficiência. Essas são duas das características mais importantes para todo e qualquer tipo de empresa que deseja se manter competitiva no mercado. Nesse contexto, mais do que apenas ter boas ideias ou oferecer produtos e/ou serviços de qualidade, é o investimento em tecnologia que dará ao negócio a chance de se destacar da concorrência.
Por quê? Pelo fato de que o mundo moderno trouxe uma série de mudanças no que se refere ao modo com que as organizações têm de encarar os seus processos produtivos e administrativos.
Nos dias de hoje, não fazer uso dos recursos tecnológicos significa abrir mão do futuro. Neste artigo, mostraremos por que o investimento em tecnologia pode alavancar os negócios e se tornar uma peça-chave para o sucesso da sua companhia. Aproveite!
Aumenta a produtividade
Operações manuais e repetitivas, perdas de tempo, desencontros de informação e erros em geral — tudo isso pode ser evitado com o investimento em tecnologia. Isso acontece por que, ao investir em softwares e aplicações de negócio, por exemplo, os processos são transformados em ações automatizadas.
Em outras palavras, estamos nos referindo ao aumento da produtividade, uma das principais vantagens da tecnologia no ambiente corporativo. Com a utilização de sistemas adequados, as informações serão compartilhadas por mecanismos integrados e dentro de uma hierarquia preestabelecida.
Entenda que, com procedimentos automáticos, os colaboradores não precisarão mais se preocupar com os pequenos afazeres, podendo se concentrar naquilo que realmente importa para o crescimento da empresa.
Ajuda a reduzir os custos
Diretamente associada ao aumento da produtividade está a redução de custos. Mais uma vez, são as automatizações o fator elementar nessa questão, pois são elas que possibilitam fazer mais e melhor em um menor intervalo de tempo.
Além disso, também influenciam na quantidade necessária de funcionários para um determinado setor. Quanto mais tarefas automatizadas, teoricamente, menor o número de envolvidos para a realização das atividades.
Cria mobilidade
Outro motivo pelo qual o investimento em tecnologia é recomendado corresponde à mobilidade, que dá ao gestor a conveniência de poder administrar, analisar e deliberar a partir de qualquer lugar.
Nesse sentido, o ponto de destaque vai para a computação em nuvem. Como exemplo, citaremos os softwares web e os aplicativos móveis, que permitem aos gestores e/ou diretores exercer as suas funções independentemente de onde estejam, desde que tenham acesso à internet.
Essa possibilidade contribui para a formação das características que mencionamos no início do conteúdo: a agilidade e a eficiência. Como? Basta imaginar uma situação em que você precisa tomar uma decisão urgente, porém, está viajando e, por isso, não pode acessar os computadores da empresa para a análise dos dados relativos à “matéria”.
Abre espaço para novos investimentos
É isso mesmo, o investimento em tecnologia abre espaço para outros investimentos. Por ajudar na redução de custos e gerar uma economia no curto, médio e longo prazo, sua companhia poderá se aproveitar desses benefícios para investir na expansão do negócio.
A forma como o investimento será feito vai depender das pretensões e realidades da sua empresa. Sejam quais forem, o mais importante, nesse caso, é o fato de que o investimento em tecnologia criará novas oportunidades de crescimento.
Para concluir, lembre-se de que, se você não apostar nos recursos tecnológicos disponíveis no mercado, é certo de que cedo ou tarde será ultrapassado pelos concorrentes.
O que achou deste artigo? Gostou? Então, compartilhe o conteúdo em suas redes sociais para que outras pessoas também o vejam!