A inovação digital é um tema cada vez mais discutido no mundo empresarial. No entanto, não se trata apenas de um assunto de interesse dos profissionais de TI, pois os impactos dessa nova era estão transformando a forma de fazer negócios. Consequentemente, é preciso estar atento para se adaptar às novas demandas do mercado.
Ainda assim, é natural que surjam algumas dúvidas. Afinal, o que é inovação digital? Quais são as mudanças que ela traz? Vale a pena investir nisso? Neste post, você encontrará as respostas para essas e outras perguntas.
O que é inovação digital e qual sua importância?
Com a popularização da internet e dos dispositivos móveis, uma mudança estrutural ocorreu em nossa sociedade. As pessoas passaram a ter acesso a produtos e serviços na palma da mão, possibilitando que as empresas adotassem o mundo digital como ambiente para fazer negócios.
É aí que está o ponto-chave da questão, a inovação digital é o processo de evolução estratégica de uma organização por meio da adoção de soluções tecnológicas. Não se trata apenas de substituir uma ferramenta por outra para desempenhar um trabalho com mais eficiência — a empresa passa a vender uma experiência única.
Os impactos são vistos desde o nível operacional até o estratégico. Serviços são personalizados para atender às demandas de cada cliente e as relações são mais humanizadas. Consequentemente, mesmo as empresas já estabelecidas no mercado precisam investir em inovação.
Como isso interfere nos negócios?
Mais do que encontrar formas de vender o mesmo produto para mais pessoas, as empresas passaram a estudar o comportamento do cliente para entender o que ele precisa — os produtos e serviços é que passam a ser adaptados para as novas demandas.
Com isso, o investimento em novas tecnologias se tornou uma prioridade. Por um lado, é preciso se adequar às principais tendências tecnológicas, como Internet das Coisas (IoT), Machine Learning e computação em nuvem. Por outro, é preciso considerar até mesmo o desenvolvimento de novas soluções digitais para se antecipar aos desejos dos clientes.
Uma característica importante das novas tecnologias é que elas não são como máquinas mais sofisticadas e produtivas. Na verdade, elas abrem um leque de possibilidades para que a empresa decida, de acordo com suas próprias demandas, de que forma vai utilizá-las para gerar valor.
Assim, as organizações desenvolvem uma estratégia particular e personalizada de entregar produtos e serviços às pessoas.
Quais são os benefícios da inovação digital?
O primeiro grande diferencial é a redução de custos que ela proporciona. Desde a otimização dos processos produtivos até a mudança na forma de gerenciar projetos, a inovação permite uma performance baseada em demandas. Assim, a empresa produz exatamente o que precisa, em pouco tempo e com menos recursos.
Além disso, a digitalização de processos tende a gerar uma economia de recursos — basta ver o sucesso dos e-commerces (lojas virtuais) no mercado atual. Cada vez mais pessoas optam por comprar pela internet e receber o produto em casa, eliminando uma série de etapas burocráticas e custosas para quem vende.
Por fim, vale destacar que a satisfação do consumidor tende a crescer significativamente. Com o uso disruptivo da tecnologia, é possível entregar um produto ou serviço com qualidade, preço justo e em pouco tempo.
Em um mercado tão competitivo como o de hoje, a inovação digital se torna uma questão de sobrevivência. Sendo assim, adote essa ideia em sua empresa e conquiste resultados cada vez melhores!
Se gostou do post, veja também nosso artigo sobre como investir em tecnologia pode alavancar os negócios!