Logo branca da nata.houseBotão para acessar opções do menu
Guia-pratico-sobre-React.jpg

Guia prático sobre React

Se você trabalha na área de desenvolvimento, com certeza já ouviu falar do React! Segundo o Stack Overflow, 74% dos(as) desenvolvedores(as) dizem que ele é uma das ferramentas de desenvolvimento mais amadas. 

React não é tão popular à toa, ele possui várias vantagens e diferenciais que você irá conhecer neste Guia Prático sobre React. Vamos lá!

O que é React?

Apesar de muitas vezes ser confundido com framework, o React é uma biblioteca JavaScript usada para construir interfaces de usuário (UI).

Seus criadores a definem como “uma biblioteca JavaScript declarativa, eficiente e flexível para a criação de interfaces de usuário (UI)”.

Toda biblioteca serve para resolver algo em específico. No seu caso, é renderizar componentes.

Ele foi desenvolvido pelo Facebook em 2011 e em 2013 se tornou Open Source. Isso ajudou em sua propagação e, hoje, além de contar com uma comunidade apaixonada, é uma das bibliotecas JavaScript mais populares.

O objetivo do React é simplificar. Ou seja, simplificar a criação de interfaces para o desenvolvedor e possibilitar a entrega de uma melhor experiência para o usuário.

Como funciona?

O seu modo de operar é uma das razões para sua popularidade.

  • O React funciona de forma declarativa

Fazemos a declaração que o React vai executar e ele a produz na interface do usuário. Em outras palavras, nós declaramos como a interface vai reagir a um estado, um dado e afins. Com ele é possível criar uma interface que reage a alteração de um estado. 

Basicamente, insira os comandos e veja se ele reage da maneira correta. Não é necessário observar a tela para ver se renderizou, basta observar se reagiu da maneira certa.

Essa funcionalidade gera maior qualidade para o código e facilita a forma de apuração. 

  • O React é baseado em componentes 

Ele separa o código em pequenas partes (em arquivos diferentes), que se comportam como componentes reutilizáveis. Ele quebra os diferentes elementos em pequenos componentes reutilizáveis e é capaz de juntar esses pedaços (os componentes) da interface criada declarativamente criando uma aplicação maior. 

Essa maneira de trabalhar facilita a reutilização do código para outros projetos e também o acompanhamento do código. 

  • A biblioteca faz uso do DOM virtual – Document Object Model ou modelo de objeto de documento

Com isso ele consegue deixar as ações mais dinâmicas e assertivas, pois sempre que você renderizar HTML usando JavaScript, o React ficará na memória com a representação virtual. Quando você atualizar, ele fará uma comparação dessas duas versões e irá introduzir somente a diferença que existe entre elas.

React JS e React Native

Na entrevista feita com Mikael Malanski, fundador da X-Apps – empresa desenvolvedora de softwares e mobile – ele indicou o React Native para a criação de aplicativos de sucesso.

Mas o que é esse tal de React Native? Vamos descobrir agora!

Primeiramente, muitas pessoas confundem o React JS e o React Native, mas eles são diferentes.

Um dos pontos é que, como já dissemos, o React é uma biblioteca JavaScript, enquanto o React Native é um framework JavaScript usado para criar aplicações nativas para dispositivos mobile, tanto Android quanto IOS.

Ele é um projeto Open Source criado em 2015 pelo Facebook e conta com cases de sucesso de grandes empresas, como o próprio Facebook, Instagram e Walmart. Neste link você confere outros apps que o usam.

O React Native funciona como na web, mas ao invés de renderizar o HTML, renderiza os componentes mobile para cada uma das plataformas.

Algo que se destaca em sua composição é a possibilidade de criar aplicativos para Android e IOS com a mesma base de código com nenhum ou quase nenhuma alteração no código. 

Atualmente ele conta com uma grande comunidade que já criou novos suportes, como o React Native Windows.

Vantagens de usar e aprender React

Até aqui já deu para ver muitas razões do porquê o React tem recebido tanto destaque, né? Mas para deixar bem claro, segue algumas vantagens de usar e aprender essa biblioteca.

1 – Como foi dito, o React é uma biblioteca JavaScript, dessa forma, TUDO é JavaScript. Com isso, fica mais fácil de manipular, testar e realizar o seu projeto.

2 – O React tem um grande ecossistema, se você dominar essa biblioteca, pode usar seus conhecimentos em vários lugares, como no próprio React Native, React VR, React Window e muitos outros. 

3 – A forma como ele funciona traz uma série de vantagens. Por exemplo, pelo fato dele ser baseado em componentes e usar programação declarativa – dessa maneira gastamos tempo dizendo o que o React deve fazer e ele é o responsável por como nossa ordem será executada. Além de facilitar nossa vida, o código se torna mais previsível. 

4 – Por ser uma das bibliotecas JS mais populares, pessoas programadoras estão estudando e trabalhando cada vez mais com ela e na própria linguagem JavaScript. Consequentemente, o mercado de trabalho está crescendo para quem os domina.

5 – Isso nos leva a 5° vantagem. A comunidade JavaScript e de React já é enorme e só cresce. E claro, com esse pessoal você consegue achar muita informação e ajuda para trabalhar e encontrar soluções incríveis.

Clicando aqui você encontra a comunidade React Brasil no Medium.

6 – Testar é uma tarefa fundamental para qualquer código, e com o React também. Em nosso post “Descubra 7 tendências de desenvolvimento de software para 2020”  nós falamos sobre como a pesquisa Technology Radar deu destaque para as Bibliotecas de Testes para React. 

A própria ThoughtWork afirma gostar dos testes escritos com ele, por serem menos frágeis do que com outros, pois com o React você testa as relações de componentes individualmente, em vez de testar todos os detalhes de implementação. Um Framework de Testes muito popular para ele é o Jest.

Também falamos sobre esse assunto neste post. 

No blog do React você encontra mais algumas vantagens. Você pode ler clicando aqui:  Why did we build React?

Antes de chegarmos ao fim, queremos sugerir a leitura de alguns conteúdos preparados por nós para você aprofundar um pouco mais no React, confira:

  1. Biblioteca de testes para React
  2. Aplicativo nativo x react native: entenda qual é o melhor
  3. Como as novidades do React Hooks afetam o seu processo de desenvolvimento?

Apesar de termos trazido tantos tópicos sobre o React, o mundo dessa biblioteca é muito maior e há muita coisa para ser estudada. 

Com tudo que foi dito, podemos ver que ele é o presente e também uma tendência para o futuro, por isso, dedique seu tempo o estudando e se especializando nele. Com certeza o mercado precisará de profissionais que dominem essa forma de programar.

Nós da nata.house já implementamos o React em nossos projetos, quem sabe em um futuro próximo você se junta a nós.

Esperamos que tenha curtido o conteúdo, fique à vontade para deixar suas contribuições nos comentários e lembre-se de acompanhar a gente por aqui e em nossas redes sociais para não perder nada.

nata.house
Conteúdo original:

nata.house

Empresa

A nata.house maximiza resultados para clientes ao focar em um conjunto de tecnologias sólidas usadas por grandes empresas (React, NodeJS e o ecossistema ao seu redor).

Nossos serviços ficam ainda mais eficazes com o acompanhamento, de engenheiros sênior e de um arquiteto especialista, que ajudam a chegar na solução ideal para cada projeto.

Como não somos apenas desenvolvedores, com uma raiz forte em negócios, abraçamos a evolução e inovação constantes nos processos internos em prol da melhora dos serviços.

É hora da sua equipe de tecnologia partir para o próximo nível e nós podemos ajudar.

Quer saber mais sobre como a nata.house pode contribuir para o crescimento do seu negócio? Fale com um dos nossos especialistas!