Logo branca da nata.houseBotão para acessar opções do menu
Entenda-como-as-novas-tecnologias-podem-ajudar-na-rotina-da-empresa.jpg

Entenda como as novas tecnologias podem ajudar na rotina da empresa

As transformações que as novas tecnologias proporcionam vão desde melhorias na vida cotidiana até a simplificação de processos dentro das empresas. É inegável como certas ferramentas têm a capacidade — muitas vezes impressionante — de contribuir diretamente para o aumento da produtividade e, consequentemente, para o crescimento de um negócio. 

Quer saber mais sobre essas inovações e como elas podem ajudar a sua organização? Então, continue no nosso post e veja como softwares de gestão, soluções na nuvem, big data, inteligência artificial e plataformas integradas são alguns exemplos de como a tecnologia pode ser uma aliada para a otimização das atividades da companhia.

Softwares de gestão

Entre as categorias mais pertinentes de softwares voltados para a gestão, temos o Customer Relationship Management (CRM) e o Enterprise Resource Planning (ERP). Enquanto o primeiro é mais utilizado pelas equipes de marketing e vendas, o segundo é usado principalmente no setor administrativo, ainda que tenha utilidade em diversas áreas.

Uma plataforma de CRM tem a finalidade de gerenciar o relacionamento com os clientes. Ao registrar as interações de atuais e potenciais consumidores, informações de contato e outros dados pertinentes, é possível entender melhor as particularidades deles e criar ações de marketing mais eficientes para atingir o seu público-alvo.

Já o ERP tem a função de estruturar as etapas e organizar os processos para trazer mais produtividade ao negócio. Além disso, ele ajuda a verificar o desempenho dos departamentos e da empresa como um todo, gerando informações essenciais para a mensuração de resultados e para a tomada de decisão.

Soluções em nuvem

A computação em nuvem permitiu que empresas contratassem recursos computacionais sob demanda, tais como processamento, armazenamento e rede. Assim, foi possível reduzir os custos com infraestrutura — afinal, o contratante tem despesas somente com aquilo que utiliza — e manter um site, um e-commerce ou outra aplicação online com muito mais estabilidade.

Além disso, os negócios puderam usufruir de softwares baseados na nuvem e voltados ao mercado corporativo. São serviços que normalmente podem ser acessados de qualquer dispositivo e que mantêm os dados salvos em servidores remotos, dando mais segurança aos dados importantes do dia a dia da empresa.

Inclusive, muitos apresentam versões desenvolvidas para funcionar diretamente de um navegador web, dispensando procedimentos de instalação ou configurações complexas. Para se ter uma ideia, já existem no mercado sistemas de CRM e ERP — dos quais falamos na seção anterior — na nuvem, oferecendo simplicidade e agilidade aos colaboradores que precisam trabalhar com essas soluções.

Big data

A chamada ciência de dados (data science) é um campo de estudo cada vez mais requisitado pelas empresas. Devido ao enorme volume de informações que as mais diversas fontes — internas e externas às empresas — produzem no meio digital, é preciso contar com profissionais analíticos, que saibam extrair insights pertinentes desse oceano de dados.

Simples planilhas e bancos de dados convencionais já não são mais suficientes para lidar com uma quantidade tão grande de informações. Para isso, eles utilizam soluções de big data — ferramentas criadas a partir de modelos estatísticos e algoritmos, ótimos para as seguintes finalidades:

  • encontrar padrões;
  • identificar relações entre informações aparentemente sem conexão;
  • fazer previsões sobre tendências em ascensão.

Diante de todas essas características, fica claro por que o big data também é conhecido pelos três Vs: volume, velocidade e variedade.

Volume se refere à quantidade de dados gerados, tanto online quanto offline. A velocidade diz respeito à rapidez com a qual gigabytes e até terabytes são produzidos. E a variedade está relacionada às diversas fontes de dados criadas por humanos ou máquinas, que vão desde posts em redes sociais até dados relativos aos resultados de processos do negócio.

Dessa forma, gerentes, diretores e outros profissionais em posição de liderança terão referências mais concretas sobre oportunidades de negócio, deixando suas escolhas livres de achismos e suposições.

Inteligência artificial (IA)

A inteligência artificial tem aplicações em diversas áreas, e nos negócios a IA é especialmente útil para atuar em tarefas repetitivas e reduzir a incidência de erro humano.

Um exemplo está no processamento de imagens, que envolve o reconhecimento de dados presentes em documentos físicos, como notas fiscais e recibos.

Isso demandaria um tempo excessivo de um colaborador, que teria que checar os papéis e inserir as informações manualmente em um sistema. Já um software especializado para aprender com amostras a identificar os padrões desejados poderia processar as imagens digitalizadas desses arquivos com muito mais agilidade.

Outro exemplo está no atendimento ao cliente com chatbots — programas desenvolvidos para estabelecer conversas em uma interface de chat com o usuário. Já existem bots desenvolvidos com inteligência artificial que conseguem entender as questões dos consumidores, tirando dúvidas e oferecendo soluções para os problemas deles.

Integração de plataformas

Vimos ao longo deste artigo exemplos de sistemas digitais muito utilizados por empresas, que funcionam independentemente uns dos outros. Contudo, não seria mais interessante integrar essas plataformas para ter uma noção mais completa das atividades da organização?

É por isso que os softwares mais modernos e interessados em conquistar o mercado corporativo apresentam recursos de integração com outros sistemas. Por mais específicos que sejam, oferecem a possibilidade de se conectar com outros serviços.

É o caso do CRM, que se integra à ferramenta de e-mail marketing, do ERP, que concentra os dados de diversos programas de setores distintos, do sistema de analytics, que permite a visualização de dados de inúmeras fontes pertinentes ao negócio, e muitos outros.

Todas essas novas tecnologias são, portanto, excelentes aliadas de companhias de todos os portes. Como elas já são uma realidade, ajudando equipes a otimizarem o seu trabalho e gestores a fazerem escolhas mais acertadas, representam um investimento valioso — e essencial — para negócios que pretendem se destacar.

Sendo assim, não deixe de avaliar a implantação dessas soluções caso elas ainda não estejam implementadas no seu negócio. E se você conhece outras inovações tecnológicas que têm um papel fundamental na otimização dos processos e no sucesso de pequenas, médias e grandes empresas, queremos saber as suas impressões

nata.house
Conteúdo original:

nata.house

Empresa

A nata.house maximiza resultados para clientes ao focar em um conjunto de tecnologias sólidas usadas por grandes empresas (React, NodeJS e o ecossistema ao seu redor).

Nossos serviços ficam ainda mais eficazes com o acompanhamento, de engenheiros sênior e de um arquiteto especialista, que ajudam a chegar na solução ideal para cada projeto.

Como não somos apenas desenvolvedores, com uma raiz forte em negócios, abraçamos a evolução e inovação constantes nos processos internos em prol da melhora dos serviços.

É hora da sua equipe de tecnologia partir para o próximo nível e nós podemos ajudar.

Quer saber mais sobre como a nata.house pode contribuir para o crescimento do seu negócio? Fale com um dos nossos especialistas!