Se você trabalha com desenvolvimento de software, é comum que você passe dias, semanas ou até meses trabalhando em um mesmo projeto. E, na maioria das vezes, quando está próximo do fim, algum problema causado por uma decisão anterior te atrapalha na evolução e entrega. Certo?
Se lá no começo, você decidiu seguir um padrão de código que acabou sendo esquecido na metade, isso se torna uma bola de neve que só aumenta. Essa falta de organização é chamada entropia de software e é sobre isso e sobre algumas ferramentas que podem te ajudar que vamos falar hoje no nosso Blog com um conteúdo produzido pelo Matheus Alvarenga, Desenvolvedor aqui na nata.house. Confira!
No conteúdo de hoje, não iremos focar somente na entropia em si, mas temos um conteúdo completo sobre isso aqui no nosso Blog, confira AQUI. Nossos focos estarão em algumas ferramentas que podem te ajudar a manter um padrão de código durante todo o projeto sem muitas dificuldades. Essas ferramentas são os “Code Linters” e “Code Formatters”.
Fonte: https://bit.ly/3JdpJAe
Code Linters
Os linters são analisadores de código estático, ou seja, são programas que irão analisar seu código e te auxiliar a encontrar alguns bugs, problemas de sintaxe e até mesmo calcular a complexidade de funções e módulos.
Alguns exemplos de linters são: Eslint (Javascript e Typescript), Checkstyle (Java) e Flake8 (Python).
Fonte: https://justinchmura.com/2016/06/28/eslint-using-gulp/
Code Formatters
Os formatters são basicamente ferramentas que irão analisar e te forçar a seguir um padrão. Eles irão corrigir seu código para que o estilo fique dentro do padrão escolhido para o projeto.
Entre diversas outras correções, alguns exemplos que eles podem fazer são:
- Utilização de um único tipo de aspas
- Quantidade de espaços na indentação
- Tamanho máximo de uma linha
Alguns formatters são: Prettier (Javascript) e Black (Python).
Fonte: https://bit.ly/3JggsHx
Linters e Formatters no Javascript
Aqui na nata.house utilizamos o Eslint. Ele é uma ferramenta muito flexível e contém os principais padrões que são utilizados atualmente. Fora a compatibilidade com a maioria dos principais frameworks.
E em conjunto com ele, utilizamos o Prettier, assim garantimos mais confiabilidade no estilo e no padrão do nosso código.
Nós costumamos utilizar também o Commitlint, um linter que nos ajuda a seguir o padrão Conventional Commits em nossos repositórios. O que facilita e muito que encontremos um commit ou funcionalidade específica.
Fonte: https://bit.ly/3OKohGT
Hoje, o universo que gira em torno do Javascript é gigantesco. Temos diversos frameworks, metodologias e estilos que irão variar de acordo com o seu projeto. Com isso, o que precisamos é saber configurar corretamente os nossos linters e formatters para que tudo siga corretamente os padrões definidos.