De acordo com o The Business Dictionary, a cultura organizacional é o conjunto de expectativas, experiências, filosofia e valores que guiam o comportamento de um membro de uma organização.
Segundo pesquisas realizadas em diferentes partes do mundo, hoje as pessoas estão procurando em seus trabalhos mais identificação com os valores praticados e um bom relacionamento com colegas e demandas do que salários altos. Em uma delas, realizada na Inglaterra pela AAT (Association of Accounting Technicians), 75% dos respondentes disseram que hesitariam trocar de emprego para um salário melhor caso isso significasse mais estresse no cotidiano.
E como isso funciona em empresas de tecnologia?
Em um mercado competitivo e que já naturalmente pratica altos salários, a identificação do funcionário com o seu ambiente de trabalho é fundamental. Pensando nisso, as empresas de matriz tecnológica estão investindo cada vez mais recursos em tornar o ambiente de trabalho um lugar diferenciado.
Hoje em dia, certos benefícios já se tornaram quase que uma obrigação para estas empresas, tais como no dress code, horário flexível e happy hours pós-expediente promovidos pela própria empresa. Além disso, muitas empresas praticam uma cultura de transparência total com os funcionários, fazendo com que ele saiba exatamente o valor do próprio trabalho e possibilitando-o sentir-se parte daquilo que ele mesmo constrói.
Em conjunto com a transparência, caminha a ideia de horizontalidade nos cargos, o que está atrelado a uma cultura de que todos possuem a liberdade de darem as suas opiniões e de serem escutados da mesma maneira, independente da posição na empresa que ocupam. Somado a isso, as lideranças acabam por se tornar mais orientadores e menos chefes.
Mas o que o fortalecimento da cultura na empresa significa para o seu desempenho?
Primeiro de tudo, ter em mente quais são os valores praticados pela organização faz com que os processos seletivos sejam mais acurados, conseguindo realizar contratações que sejam alinhados a estes valores. Um funcionário alinhado com os valores da empresa possui maior engajamento na realização das tarefas e possui baixa chance de sair em um curto espaço de tempo.
Recrutamento de novos funcionários
A contratação de um funcionário inadequado com a cultura da empresa pode ser extremamente danoso, pois além de não conseguir cumprir com as expectativas em termos de produção, ele pode ser um elemento desmotivante para a equipe como um todo, reduzindo o desempenho da empresa.
Uma cultura forte também é essencial para o onboarding de novos funcionários, pois equipes culturalmente alinhadas são capazes de transmitir a outras pessoas estes valores muito mais facilmente do que equipes que não sabem bem quais são as expectativas e demandas da empresa. Quando a cultura é bem documentada, o funcionário consegue se adaptar muito bem ao seu início e aquela experiência acaba tendo um tempo muito menor para adaptação.
Time alinhado, melhores resultados
Além de tudo que foi falado, o mais importante é que uma empresa com boa cultura possui um desempenho geral melhor. Já é consenso entre as empresas de tecnologia que um dos fatores mais importantes para o trabalho de um time de desenvolvimento é a boa relação e comunicação entre os membros. Por isso, quando as pessoas estão alinhadas com os mesmos objetivos e possuem expectativas parecidas, elas absorvem melhor o conceito de time, e consequentemente produzem mais em termos de qualidade e quantidade.
A nata.house, sabendo disso, se preocupou desde o seu início em estabelecer uma cultura forte, bem documentada e que seja construída juntamente com os seus funcionários. Dessa forma, temos conseguido um bom desempenho nos processos de onboarding e integração de funcionários às equipes. Por terem valores e metas parecidos, focados no desenvolvimento pessoal e no aprendizado de novas tecnologias, nossos funcionários têm muita facilidade de migrarem entre equipes sem que isso seja prejudicial para o desempenho geral.